terça-feira, 19 de junho de 2018

Resenha: Respire


                                               Foto autoral


Autora: K. A. Tucker
Série: Ten tiny breaths
Editora: Fabrica 231
Páginas: 320

Sinopse: Kacey Cleary não chora, não suporta o toque das pessoas e canaliza sua energia para treinos intensos de kickboxing. Tudo isso depois de um ano de reabilitação física e de mergulhar num mundo de drogas e álcool para tentar lidar com a perda dos pais, da melhor amiga e do namorado, num acidente de carro do qual ela foi a única sobrevivente. Protagonista de Respire, primeiro livro da série Ten Tiny Breaths, sucesso de K.A. Tucker que chega ao Brasil pelo selo Fábrica 231, Kacey chegou ao fundo do poço, mas resolve lutar para sair de lá por Livie, a irmã caçula. Depois de irem morar com uma tia religiosa fanática e seu marido alcoólatra, as duas fogem para Miami para tentar recomeçar, e Kacey terá que enfrentar seus fantasmas para derrubar o muro que ergueu ao seu redor. Às vezes, respirar torna-se uma missão quase impossível, mas K.A. Tucker mostra que é preciso neste romance sobre perdas, amizade, amor e superação.

Como um acidente de carro pode mudar uma vida? Sempre lamentamos pelas perdas quando há casos fatais, mas o que acontece com quem fica? 
Kacey Cleary foi a única sobrevivente em um acidente de carro que matou seus pais, sua melhor amiga, e seu namorado. O acidente não a matou mas destruiu metade do seu corpo e após um ano de reabilitação que cura seu corpo, mas não sua alma ela e sua irmã Livie que não estava no acidente, vão morar com seus tios. Kacey então se afunda nas drogas para tentar esquecer.
Cinco anos depois ela e sua irmã fogem para Miami após um episódio de quase abuso sexual de seu tio com Livie.
Ao se estabelecerem em seu novo lar conhecem seus novos vizinhos: a estonteante Storm e sua doce filha Mia, e o misterioso Trent.
Uma amizade forte logo é formada pelas irmãs e as vizinhas e Kacey se vê inevitavelmente atraída por Trent.
A vida parece estar correndo bem: Livie está na escola, Kacey tem um emprego, consegue sustentar a irmã, tem em Storm uma amiga fiel e está apaixonada pelo vizinho. Mas nada é assim tão fácil, o passado que Kacey tenta tanto enterrar vem a tona subitamente, segredos são revelados, amizades são testadas e certezas que ela tinha cairão por terra.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Kacey, uma jovem de 20 anos que carrega um enorme peso nas costas. Ela tem tept (transtorno de stress pós traumático) e usa o kickboxing como válvula de escape. O acidente causado por bêbados matou as pessoas que ela mais amava e isso a fechou para o mundo, a transformando em uma pessoa amarga e cheia de traumas. Ela recorre as drogas e ao sexo para esquecer, mas a necessidade de cuidar de sua irmã, a única família que lhe restou a faz largar tudo. Ela faz tudo pela irmã mesmo que isso vá contra seus princípios e muitas vezes erra achando que está a ajudando. Livie tem 15 anos, é uma menina doce e inocente, mas que enfrenta qualquer coisa pela irmã, sempre se mantém centrada e é a que tem mais razão das duas.
A amizade também é muito importante nesse livro. Storm é mãe solteira de Mia e assim como as irmãs faz de tudo para sobreviver e poder cuidar bem de sua filha. A amizade entre elas é inevitável e será fator importante no desenrolar da história. Já Trent é o típico vizinho misterioso que logo desperta a curiosidade de Kacey. Acabou de se mudar para o apartamento ao lado das irmãs e guarda um segredo que mudará completamente a história. Confesso que ao começar a ler o livro eu já deduzi o segredo, e ao avançar os capítulos minhas suspeitas foram confirmadas, mas isso não tirou a graça do livro, pelo contrário, saber disso me fez ter mais vontade de chegar ao clímax, e não me decepcionei.

A escrita da autora é bem direta, perdendo pouco tempo para enrolação e descrições. Pode ser algo ruim para leitores que gostam de ambientes bem descritos, mas eu particularmente gosto assim, direto ao ponto.

Eu tenho esse livro há um tempo, porém sempre enrolei pra ler ele, minhas expectativas eram baixíssimas, mas eu estava completamente errada e me arrependo de não ter lido antes, é uma linda história sobre recomeços, nos faz pensar sobre atitudes que tomamos diariamente e suas consequências e como um simples ato pode mudar vidas. Os personagens são o ponto chave da trama, são totalmente cativantes, é impossível não se identificar com eles mesmo quando estão errados. Na minha opinião algumas pontas ficaram soltas e algumas informações foram esquecidas, mas no geral vale muito a pena.
Respire é um livro sobre perda, dor, culpa, amizade e superação, vai fazer você sorrir, chorar, sentir raiva e amar.

Nota: ⭐⭐⭐⭐
Por: A. Serafim



Nenhum comentário:

Postar um comentário